Muita diversão e entretenimento são esperados para a 13ª Olimpíada da Maturidade de Contagem, que acontece no dia 7 de novembro, no Sesc Contagem. Os idosos que desejam participar das atividades devem se inscrever até a próxima sexta-feira (18/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h, em um dos núcleos do Programa “Contagem na Maturidade” (endereços abaixo). O evento é realizado pela Secretaria Municipal Direitos Humanos e Cidadania e objetiva proporcionar a prática de atividades físicas, por meio de modalidades adaptadas, do lazer, recreação, entretenimento e cultura, além da socialização da pessoa idosa e melhoria da qualidade de vida.

Poderão participar as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos que estejam matriculadas em um dos núcleos do Contagem Maturidade; da Casa da Pessoa Idosa de Contagem ou do Núcleo de Inclusão E.M. Lígia Magalhães. Todas as inscrições devem constar atestado médico, habilitando o participante para a prática de atividade física, com validade até a data do evento.

As inscrições são feitas diretamente com os agentes sociais e demais colaboradores do Contagem na Maturidade, nos núcleos de referência do programa, localizados nas oito regiões, mediante apresentação da carteira de identidade e do atestado médico. Já a modalidade por grupos, poderão ser realizadas por um representante, que deverá apresentar carteira de identidade, CPF, endereço e atestado médico de todos os integrantes, além de informar quais modalidades irão participar.

Todos os participantes receberão medalhas. Já os troféus serão entregues para o 1º, 2º e 3º lugares de todas as modalidades.

Contagem na Maturidade

O programa oferece uma extensa lista de atividades físicas e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança e musicalização (dança de salão, dança livre, dança cigana, forró, dança flamenca, oficina de instrumentos e coral); atividade de lazer e cultura (excursões, teatro, cinema e shows); além de serviços, cursos e oficinas, direitos humanos e cidadania, horta comunitária.

Para participar do Contagem na Maturidade é necessário entrar em contato com a regional de referência e/ou os núcleos que já estão em execução. Para mais informações, os interessados também podem ligar na Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, 31 3911-4937.

Confira os endereços dos núcleos do Programa “Contagem na Maturidade”, onde são feitas as inscrições:

Região Eldorado

• CSU Eldorado - rua Senegal, 229, Eldorado.
  • Parque Ecológico - rua das Paineiras, 753, Eldorado.
  • Amor à Vida - rua AB, 8, Conjunto Água Branca.
  • Conferência São Vicente de Paulo - rua Jaguará, 774, Eldorado.
  • Associação Água Branca - rua Antônio Raposos, 210, Água Branca.
  • Big Shopping - avenida João César de Oliveira, 1275, Eldorado.
  • Igreja São Judas Tadeu - rua Bélgica, 132, Glória.
  • Estação Juventude - av. João César de Oliveira, 174, JK.

Região Industrial

• CSU Amazonas - rua Marquês do Paraná, 95, Industrial.
  • Vila São Paulo - rua Luminosa, 370, Vila São Paulo.

Região Nacional

• Parque das Amendoeiras - rua Turfa, 301, Vale Amendoeiras.
  • São Mateus - rua Arpoador, 107, São Mateus.
  • Igreja Boa Nova - rua do Melão, 333, Bom Jesus.
  • Igreja Santa Clara - rua Joanita Menezes Soares, 620, Xangri-La.
  • Circuito Inclusão - rua Cianita, 145, Carajás.
  • Arena Recanto da Pampulha - rua João Batista, 26, São Mateus.
  • Quadra do Toriba - rua Barão do Rio Branco, 495, Nacional.

Região Petrolândia

• Complexo Tropical - rua Trinta e Quatro, 205, Tropical.
  • Pastoral Jesus Operário - rua Refinaria Cubatão, 263, Petrolândia.
  • Associação de Moradores do Bairro Beija Flor - rua Tucano, 435, Beija Flor.

Região Ressaca

• Amonp - rua Gonçalves Dias, 320, Novo Progresso.
  • Morada Nova - rua Quatorze, 285, Morada Nova.
  • Lar de Marcos - Rua Carlos Pinheiro Chagas, 170, Vila Pérola.
  • Parque Recreio - rua Viena, 200, Parque Recreio.
  • ACJALA - avenida Borba Gato, 422, Jardim Laguna.
  • CEU das Artes - rua Magnólia, 100, Ressaca.
  • Complexo Esportivo Fé Faria - rua Onix, 85, São Joaquim.
  • Conselho Tutelar - rua Zarife de Oliveira Dias,106, Novo Progresso.

Região Riacho

• Paróquia Cristo Salvador - rua Rio Doce, 580, Jardim Riacho das Pedras.
  • Escola Municipal Lígia Magalhães - rua Osório de Morais, 957, Cidade Industrial.
  • Igreja Betel - rua Laranjeiras, 45, Durval de Barros.
  • Escola Municipal René Chateaubriand Domingos – rua Padre José Maria de Man, 30, Novo Riacho.
  • Igreja São Geraldo (Paróquia N.S. do Sagrado Coração) – av. Coronel Jove Soares Nogueira, 1080, Inconfidentes.

Região Sede

• EBV Mário Covas - rua Manoel de Matos, 162, Central Park.
  • Reciclar Perobas - av. Perimetral, 65, Perobas.
  • Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima - rua Sinhá do Rancho, 284, Nossa Senhora de Fátima
  • Funec/Centec - rua Bernardo Monteiro, 20, Centro.
  • Igreja Funcionários - av. Judith Naves de Lima, 51, Funcionários.
  • Associação de Moradores do Vista Alegre - rua Antônio de Oliveira Campos, 411, Vista Alegre.

Região Vargem das Flores

• EBS Luiz Palhares - rua Maria José Chiodi, 107, Nova Contagem.
  • Cras Icaivera - rua Poranga, 74, Icaivera.
  • UBS Ipê Amarelo - rua dos Coqueiros, 91, Ipê Amarelo.
  • CEU das Artes - rua VP 2, 2.490, Nova Contagem.
Autor: jornalista Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo